Centro Oeste / Arcos

PSF’s do Jardim Bela Vista e da Zona Norte são os primeiros a receberem o Projeto Arcos Sorridente

Iniciativa tem como objetivo levar orientações preventivas de escovação dentária e de saúde bucal para as crianças

As crianças de creches, escolas municipais e estaduais contam agora com o "Projeto Arcos Sorridente", que tem como objetivo levar orientações importantes sobre saúde bucal e de conscientização do hábito diário de escovação dentária. Os PSF’s do bairro Jardim Bela Vista e da Zona Norte foram os primeiros a receberem as ações pedagógicas.

Segundo informações da coordenação dos PSF’s é no período da infância que as crianças devem obter instruções corretas do cuidado com os dentes e entender quais as posturas ideais de higienização bucal, principalmente como fazer o uso das técnicas adequadas de escovação e de fio dental. Uma das propostas do projeto também visa criar ações de interlocução com os pais para que eles auxiliem seus filhos nesta fase de aprendizado e de independência.

A orientação realizada pelo dentista é essencial para o desenvolvimento de hábitos apropriados para que se tenham dentes saudáveis e a conduta de má escovação pode levar a sérios problemas de saúde bucal, como o surgimento de cáries, de infecções, de acumulo de placas bacterianas, além de sofrer com doenças nas gengivas. Outro elemento que complementa o cuidado oral é a importância da escovação da língua.

De acordo com o Cirurgião Dentista e que trabalha no PSF ‘José Leopoldo Ribeiro’, no bairro Jardim Bela Vista, Guilherme Augusto Silva Soares, além de aprender as técnicas de escovação também é importante que os pais façam o acompanhamento dos filhos nesta fase. “O objetivo deste projeto é de conscientizar a criança sobre a importância da escovação oral e do hábito preventivo. A criança precisa ser estimulada a entender, que desde cedo, se deve fazer o acompanhamento da saúde dos dentes, mesmo sendo dente de leite. Os pais também devem acompanhar a saúde bucal de seus filhos diariamente e auxiliá-los no aprendizado das técnicas de como realizar uma boa higienização,” pontuou.

Já o prefeito, Denilson Teixeira, esta iniciativa visa promover a educação pedagógica e preventiva de higienização oral, principalmente pelo seu alcance, pois vai atender as creches, ‘Os Pequeninos’ e as escolas municipais e estaduais. “É na escola que devemos promover essas orientações de formação de independência, principalmente para a realização de uma boa escovação é necessários que as crianças tenham o acompanhamento adequado para evoluir seu aprendizado,” acrescentou.

Mais fotos desta notícia

Tags Arcos

Veja também

Portal Arcos

jornalismo@portalarcos.com.br

(37)3405-1476

, 0,

Baixe Aplicativo do Portal Arcos