• 19/04/2024
12 Janeiro 2019 às 00h00
Atualizada em 04/05/2020 às 06h08
Fonte de Informação: AssCom

Dengue: Secretaria de Saúde promove reunião de cooperação com SAMU para agilizar o fluxo de transferência de pacientes

Acordo vai de encontro com as iniciativas do município no monitoramento de pacientes e de notificações
AssCom

Agilidade no fluxo de transferências de pacientes graves suspeitos de Dengue. Essa foi à dinâmica da reunião promovida nessa sexta-feira (11), pela Secretaria de Saúde, com os representantes da Coordenação Regional do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência). Alinhamentos de cooperação foram apresentados para melhor atender as urgências e emergências referentes a casos específicos da doença no município.

O município tem adotado inúmeras ações para oferecer agilidade nos casos graves de pacientes suspeitos de Dengue. Durante a reunião, ficaram estabelecidas medidas de aperfeiçoamento do acompanhamento clínico adequado e de monitoramento diário das notificações, o que possibilita a leitura precisa para o desempenho de novas medidas de atuação clínica e de gestão emergencial.

Atualmente, a Secretaria de Saúde tem registrado a realização de aproximadamente 180 (cento oitenta) hemogramas por dia - exame laboratorial de identificação dos vírus da Dengue. Outra orientação apresentada foi à disponibilidade do SAMU, por meio do seu Núcleo de Educação Permanente (NEP), realizar cursos de capacitação dos profissionais da saúde do Hospital Municipal São José.

Para o diretor do Consórcio de Saúde e coordenador do SAMU Região Centro-Oeste José Marcio Zanardi, a instituição está à disposição para dar agilidade de fluxo às transferências de caso graves. “A nossa função é de atender as urgências e emergências, principalmente que esta doença, em seu estado grave, pode levar a morte. Também colocamos a Central de Regulação à disposição, através do Núcleo de Educação Permanente, para a realização de capacitações de manejo clínico”, ressaltou.

O secretario Municipal de Saúde, João Júlio Cardoso, ressaltou a importância do trabalho intersetorial para eficiência das ações de manejo. “Buscamos com o SAMU e os hospitais da região uma convivência profissional e harmônica para melhor assistir os pacientes que necessitam de transferência e amparo adequado para seu tratamento e pronta recuperação”, disse. 

 
 

DIVINÓPOLIS

VEJA TAMBÉM

Oito dos nove vereadores mudam de partido antes das eleições municipais

Com o fim da janela partidária, aberta entre os dias 7 de março e 5 de abril deste ano, oito dos nove vereadores de Arcos trocaram de partido político. A única exceção é a vereadora Kátia Mateus, que se mantém no PL.

15h36 18 Abril 2024
Delphi agora é Minerion!

Empresa arcoense de quase três décadas de sucesso divulga sua nova identidade para se posicionar no mercado

18h15 16 Abril 2024