Centro Oeste / Arcos

SEMED inova com entrega de Certificados de Formandos do Curso Básico de Libras

Iniciativa do curso em Arcos é novidade e contribui para a formação e geração de novos profissionais

Nesta última segunda - feira (17), no Auditório da IFMG (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais), ocorreu a solenidade de entrega de Certificados do Curso Básico de Libras pela Secretaria Municipal de Educação (SEMED). Esta inovação é uma conquista do Governo de Arcos, através da SEMED com apoio dos professores e profissionais da área, em que aproximadamente 20 alunos concluíram o Curso.

Diante do número de crianças com Deficiência e transtornos globais de Desenvolvimento, o Governo de Arcos na gestão 2017/2020 adota um novo conceito, para pensar a educação inclusiva de modo que todas essas crianças que formam o público-alvo desta inclusão, recebam atenção especial. Além disso, foi contratado um Instrutor de Libras (Língua Brasileira de Sinais) Sérgio Augusto, pós graduado em Libras. Ele ensina uma aluna e capacita professores e estagiários. Segundo informações, junto desse Instrutor, há uma intérprete que acompanha essa aluna com deficiência auditiva.

A SEMED disponibiliza diversos serviços na área da Educação Especial, o que atende alunos com Deficiências e Transtornos Globais de Desenvolvimento: duas Psicólogas educacionais que subsidiam alunos que possuem dificuldades na aprendizagem escolar; sala de Recursos Multifuncionais na qual são atendidas 57 crianças, no contra turno, por duas Professoras especializadas na área; 13 Professoras de Apoio para os estudantes que têm o direito de tê-las como acompanhamento dentro da sala e 19 estagiárias para aqueles que não possuem esse direito à Professoras de Apoio.

Para a Secretária de Educação, Sônia Teixeira de Castro, “esta iniciativa do Governo e da SEMED contribuiu para a geração de novos profissionais com tais habilidades, e esperamos que os mesmo tenham muito sucesso e continuem aprofundando seus estudos” concluiu.

LIBRAS

É a sigla de Língua Brasileira de Sinais, um conjunto de formas gestuais utilizada por deficientes auditivos para a comunicação entre eles e outras pessoas, sejam elas surdas ou ouvintes.  É a forma de comunicação e expressão, em que o sistema lingüístico de natureza visual-motora, com estrutura gramatical própria, constituem um sistema lingüístico de transmissão de idéias e fatos, oriundos de comunidades de pessoas surdas do Brasil.

Mais fotos desta notícia

Tags .

Veja também

Portal Arcos

jornalismo@portalarcos.com.br

(37)3405-1476

, 0,

Baixe Aplicativo do Portal Arcos