Geral / Artigos

Doenças Gengivais

As doenças gengivais mais comuns são a Gengivite e a Periodontite e caracterizam-se por processos inflamatórios que, no caso da Gengivite não há alteração óssea, pois a inflamação só atinge a gengiva, enquanto que na Periodontite leva à reabsorção do osso alveolar, podendo levar a perda do dente.

            O agente causador da doença é a placa bacteriana que se acumula sobre as superfícies do esmalte dentário e no sulco gengival. Com a evolução da inflamação gengival, as fibras e tecidos que suportam os dentes são comprometidos. Como decorrência, os dentes podem ficar com mobilidade: é a conhecida reabsorção óssea. Conforme o grau de destruição óssea pode ocorrer a perda dos dentes sem nenhuma sintomatologia dolorosa.

            O sangramento gengival é o sinal mais característico da doença e deve ser investigado assim que for percebido pelo paciente. A placa bacteriana, que é a causadora destas doenças, é como uma “massa branca grudenta de germes nocivos”.

            A gengivite, como o nome indica, é uma inflamação da gengiva. Como decorrência, a gengiva se torna avermelhada, inflamada e pode sangrar durante a escovação e o uso do fio dental. Trata-se de uma forma branda da doença que não inclui qualquer perda de osso e dos tecidos que seguram os dentes. A gengivite pode ser geralmente revertida com a escovação adequada, o uso do fio dental e uma limpeza profissional. Se não for tratada, a gengivite pode progredir para uma periodontite.

            A periodontite tem como características: inflamação gengival, formação de bolsa e perda óssea. Pode ocorrer mobilidade do dente e, até, em casos extremos, a migração, ou seja, mudança de posição dos dentes. Costuma atingir a maioria dos dentes.

            Esta doença acomete adultos de ambos os sexos após os 30 anos de idade.

            Uma das causas do mau hálito são as doenças gengivais, principalmente a periodontite, pois quando há o comprometimento ósseo, formam-se as bolsas periodontais, com inflamação dos tecidos, onde se concentram e proliferam as bactérias. Essas bactérias se decompõem ocasionando cheiros muito desagradáveis: é o mau hálito. A placa associada com lesões periodontais leva bactérias para outras regiões orais como o dorso da língua, onde se colonizam contribuindo para a instalação do mau odor oral.

Tratamento:

                As doenças gengivais são tratadas através do controle da infecção e da remoção da placa que contém os germes nocivos.

            Para se remover a placa bacteriana, pode-se fazer a limpeza odontológica profissional, para retirada da placa endurecida (tártaro), que não é removida através da escovação. O paciente deve seguir as recomendações e orientações do dentista no que diz respeito à higienização (escovação e uso do fio dental 2 vezes ao dia).

                Haverá necessidade de revisão periódica no dentista, a cada quatro meses, para se controlar a formação de novas placas bacterianas.

            O principal objetivo do tratamento é estabilizar as perdas e assegurar que o trabalho conjunto do profissional e do paciente evite o retorno ou agravamento do quadro periodontal.

            A cirurgia periodontal pode ser necessária, caso a raspagem e o alisamento não controlarem a doença, ou se esta estiver muito avançada e incluir perda óssea ao redor dos dentes. A cirurgia é realizada levantando-se a gengiva, removendo-se o tártaro e suturando- a de volta no lugar.

            Resumindo: uma doença relativamente simples e tratável em seus estágios iniciais, pode progredir drasticamente, levando à perda dos dentes.

Fonte: Bibliomed.

 

Dr. José Donizetti Vieira

Cirurgião – Dentista

CROMG: 9475

Especialista em Odontologia Restauradora e Preventiva

Rua Donato Rocha, 346 – Centro - Arcos (MG)

Fone: (37) 3351-1086

 

Dr. José Donizetti Vieira

Cirurgião – Dentista
CROMG: 9475
Especialista em Odontologia Restauradora e Preventiva
Rua Donato Rocha, 346 – Centro - Arcos (MG)
Fone: (37) 3351-1086

×
As informações e as opiniões expressas nexte texto são de responsabilidade do autor, devidamente identificado acima. Não expressam o pensamento do Portal Arcos e de seus colaboradores.

Mais fotos desta notícia

Tags artigo

Veja também

Portal Arcos

jornalismo@portalarcos.com.br

(37)3405-1476

Av. Governador Valadares, 263, Centro

Baixe Aplicativo do Portal Arcos