Centro Oeste / Arcos

Editorial - Vereadores criticam matéria do Portal Arcos sem conhecer conteúdo

Foto: ilustração

Na reunião da última segunda-feira (26), o Primeiro Secretário da Câmara, o Vereador Wirlei Alves, dedicou um tempo de sua fala, durante a “Palavra Franca”, para criticar a postura jornalística deste veículo de comunicação. Usando de um espaço que deveria ser utilizado para tratar de assuntos de interesse da coletividade, Wirlei e o Vereador Luiz Henrique Sabino, Vice-presidente da Câmara, criticaram uma matéria publicada no último dia 20 de novembro no Portal Arcos.

CONFIRA AS FALAS DOS VEREADORES NO VÍDEO:

Tais críticas foram feitas após publicarmos um release da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Arcos sobre a compra para reposição de alguns equipamentos danificados durante a explosão do Banco do Brasil, e mais um computador e um no break.

Na matéria consta que os equipamentos foram pagos com verba da Prefeitura, o que foi confirmado pelo comandante da Polícia Militar durante duas entrevistas. Em uma delas, feita na tarde de quinta-feira(29), o Capitão da PM explica que a compra não tem nenhuma interferência da câmara, como podemos confirmar no áudio a seguir:

Os vereadores disseram que este informativo deveria ter citado que tal investimento foi feito com verba de devolução por parte do legislativo, o que não condiz com a verdade.  Tal devolução só foi feita na segunda-feira (26) e a compra ainda deverá seguir todos os trâmites burocráticos, como deixou claro o comandante da PM.

Na última segunda-feira, um pequeno grupo de vereadores realizou uma cerimônia de entrega do cheque ao executivo, com direito a fotos e tudo mais. Esta cerimônia foi realizada sem que o convite fosse estendido à imprensa, tampouco tais informações nos foram enviadas  pela assessoria da câmara. A matéria sobre a devolução só foi divulgada na última terça-feira, com informações da Assessoria de Comunicação da PM, que nos passou o release. Veja:

VEJA A MATÉRIA: Câmara de Vereadores de Arcos devolve R$ 150 mil ao Poder Executivo Municipal

Importante ressaltar que o legislativo não gera receita, ele apenas recebe repasse do executivo e através da gestão, ele pode economizar. Toda sobra de receita deve ser devolvida para a prefeitura até o dia 31 de dezembro. Portanto, fazer economia com o dinheiro do povo, gastar com responsabilidade, não deveria nunca ser motivo de elogios e sim uma obrigação de todo político. O resultado dessa economia, quando ela existe, pode ser aplicado em qualquer área da administração pública, de acordo com as demandas do executivo.

O que é estranho para a direção desse meio de comunicação é que estes mesmos políticos tem trânsito livre em nossa redação. Inclusive o Vereador Wirlei já fez parte de nossa equipe, como apresentador de um programa de esportes, por um longo tempo. O Vice-presidente, além de ser um grande amigo de todos nós, prestou homenagem indicando o título de cidadão honorário ao nosso ex-jornalista  e fundador.

Num completo desrespeito com a equipe desse veículo de comunicação, observamos uma crescente intenção de descredibilizar e desconstruir o trabalho de toda uma vida. Vindo isso de um concorrente direto, ou de um inimigo declarado, pode-se até entender, mas nunca esperamos isto de membros tão ilustres, de nossa política, que gozam de todo respeito e credibilidade da população. Estranhamente esses ataques ao nosso trabalho coincidem com a ida de nosso ex-jornalista, para a assessoria de comunicação da Prefeitura. Teria alguma relação?

O Portal Arcos sempre procurou valorizar o trabalho legislativo, e por anos, foi o único que sempre acompanhou as ações da Câmara (muitas vezes sozinho) e a casa nunca reconheceu o Portal por isso. Além disso, os vereadores têm transito livre. Possibilidade de usar, telefone, whatsapp ou vir pessoalmente até nossa redação para esclarecer os pontos de qualquer conteúdo publicado. Nesse caso, não nos foi dado, sequer o benefício da dúvida.  Uma vez que sempre estivemos abertos à casa.

Toda vez que necessitam de publicação, a assessoria da câmara nos envia as informações ou comunica os acontecimentos, como já ocorreu em centenas de vezes. Sempre publicamos e demos total apoio a todas as legislaturas e as administrações. Não começamos a divulgar as notícias da Prefeitura somente agora, como insinuou o Vice-presidente da Casa. Estamos, a mais de onze anos, exercendo um jornalismo responsável e voltado para os interesses da comunidade. O que pode não estar agradando a um pequeno grupo de políticos da cidade.

Tags Arcos

Veja também

Portal Arcos

jornalismo@portalarcos.com.br

(37)3405-1476

Av. Governador Valadares, 263, Centro

Baixe Aplicativo do Portal Arcos