Geral / Artigos

Dieta e Nutrição em Odontologia

            “A saúde começa pela boca.” É um ditado popular que reflete claramente sobre os cuidados que devemos ter com nossa saúde. A boca é um pequeno órgão de nosso corpo, pela qual o homem e outros animais ingerem os alimentos. A boa alimentação é muito importante para o nosso organismo e para mastigarmos bem precisamos ter bons dentes.

            O açúcar é muito prejudicial à saúde dos dentes, e devemos, então, diminuir o seu consumo se quisermos conservar os nossos dentes em bom estado. Balas, doces, chocolates, chicletes, refrigerantes devem ser consumidos com moderação.

            As pessoas hoje, infelizmente, não sabem se alimentar. Em vez de almoço, estão consumindo lanches; no lugar de frutas estão comendo doces e substituindo os sucos estão tomando refrigerantes.

            A boa nutrição deve ser iniciada desde o nascimento. O primeiro alimento e o que vai garantir uma boa saúde da criança nos primeiros meses de vida é o leite materno.

            A criança fazendo uso do leite da mãe, no ato de sugar o leite, vai estimular a musculatura da boca e ajudar, inclusive, na correta posição dos dentes no futuro, evitando assim, muitas vezes uma má-oclusão, que poderia vir a aparecer se ela não fizesse esse tipo de exercício com a boca. A criança chupando a mamadeira em vez do peito, o leite entra em sua boca sem o menor esforço, privando-a de exercer o ato de sugar, que trará para ela ótimos benefícios mais tarde. Inclusive, certas mães, para “ajudar” a criança, ainda aumentam o diâmetro do bico da mamadeira, para ela não necessitar fazer muito esforço.

            Por falar em mamadeira, quando a criança iniciar nesse hábito, deve-se tomar o cuidado para não adicionar açúcar no leite. Como já foi dito, o açúcar é prejudicial aos dentes.

            O leite é um alimento importante, não só para as crianças, mas também para os adultos e os idosos.

            Além do leite, muitos outros alimentos devem ser consumidos para termos uma boa saúde e uma dentição saudável. Devemos ingerir também alimentos contendo vitaminas e sais minerais. Frutas, verduras, legumes, cereais, ovos, peixes, etc, completam o arsenal de alimentos que devem ser ingeridos para se ter bons dentes.

 

 

 

Dr. José Donizetti Vieira

Cirurgião – Dentista

CROMG: 9475

Especialista em Odontologia Restauradora e Preventiva

Rua Donato Rocha, 346 – Centro - Arcos (MG)

Fone: (37) 3351-1086

Dr. José Donizetti Vieira

Cirurgião – Dentista
CROMG: 9475
Especialista em Odontologia Restauradora e Preventiva
Rua Donato Rocha, 346 – Centro - Arcos (MG)
Fone: (37) 3351-1086

×
As informações e as opiniões expressas nexte texto são de responsabilidade do autor, devidamente identificado acima. Não expressam o pensamento do Portal Arcos e de seus colaboradores.

Mais fotos desta notícia

Tags artigo

Veja também

Portal Arcos

jornalismo@portalarcos.com.br

(37)3405-1476

Av. Governador Valadares, 263, Centro

Baixe Aplicativo do Portal Arcos