Centro Oeste / Arcos

Aula inaugural abre ciclo de cursos profissionalizantes do Lactário Municipal

Iniciativa pretende estimular a geração de renda e auto-estima do cidadão

Foto: ASSCOM

Otimismo. Este foi o tom do primeiro dia do Curso de Produção Artesanal de Panificação voltado para moradores da zona rural, produtores rurais e usuários do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), conhecido como ‘Cesta Verte’. Na solenidade de abertura da aula inaugural realizada nesta terça-feira, 13, na sede do Lactário Municipal ‘Dr. Moacir Dias de Carvalho’, no bairro Brasíla, autoridades que estiveram presentes elucidaram a importância desta atividade para o desenvolvimento profissional e de geração de renda.

O projeto é uma realização do Governo de Arcos, por meio da Secretaria de Desenvolvimento e Integração Social, em parceria com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (EMATER).

A instrutora da EMATER, Andréia de Faria Moraes Ferreira, muniu os participantes de técnicas que são essências para a produção e manuseio de fabricação dos pães, como higienização apropriada, que atenda à legislação sanitária, além do processamento dos alimentos, embalagem, peso, transporte, qualidade do produto e comercialização. “É importante que todos entendam os procedimentos adequados para qualquer atividade de produção alimentar, como analisar a higiene do local, dos utensílios e de uso pessoal, luvas e touca, além de familiarizarem com as características empreendedoras”, salientou.

Para o prefeito, Denilson Teixeira, utilizar o espaço do Lactário Municipal para cursos profissionalizantes demonstra a necessidade de comprometimento da gestão pública em gerar ações pontuais de inclusão e de cidadania da população em vulnerabilidade. “Acreditamos que as pessoas buscam mais que uma assistência pontual, elas querem desenvolver capacidades, auto-estima e socialização. Não queremos apenas dar o peixe, mas sim ensinar nossos semelhantes a pescar”, destacou.

Já o secretário de Desenvolvimento e Integração Social, Otávio Miranda, frisou que outros cursos serão ofertados para atender a rede de usuários dos programas que compõe a estrutura da pasta. “Iremos promover diversos cursos para que possamos atender os anseios e habilidades do nosso público alvo, além de outras políticas de promoção do acesso ao trabalho e de dignidade, a partir de hoje o Lactário Municipal não será mais conhecido como um local onde se distribui o pão, mas também aonde se ensina a fazê-lo”, enfatizou.

O próximo curso profissionalizante será de produção de salgados, como pizzas e coxinhas, nos dias 04 e 11 de dezembro. 

Tags Arcos

Veja também

Portal Arcos

jornalismo@portalarcos.com.br

(37)3405-1476

, 0,

Baixe Aplicativo do Portal Arcos