Geral / Artigos

Limpeza da Língua

A maioria das causas do mau hálito encontra-se na boca, em cerca de 90% dos casos. Muitas das vezes, a halitose está relacionada à saburra lingual, que é uma camada esbranquiçada ou amarelada que se localiza principalmente no terço posterior da língua. A explicação é que a saburra lingual leva à fermentação dos alimentos, liberando gases à base de enxofre, e ocasionando o mau cheiro. Geralmente, as pessoas limpam os dentes e a gengiva, mas esquecem de limpar a língua. Limpar a língua é tão importante quanto usar a escova e o fio dental. A língua é como um tapete, junta muita sujeira.

Daí a importância de se acrescentar um item pouco conhecido ao kit de higiene bucal, o limpador de língua. O instrumento serve para alcançar a base da língua que a escova não consegue porque causa ânsia de vômito. Ao lado da má higiene bucal, a saburra lingual acontece quando a produção salivar está insuficiente.

A saliva age como um funcionário de limpeza natural na faxina bucal combatendo os germes. A limitação do fluxo salivar tanto está vinculada a causas orgânicas como a hábitos de alimentação, medicamentos e ingestão de álcool.

O baixo fluxo salivar tem relação com a alimentação incorreta, com o excesso de alimentos industrializados, mais moles, em que as pessoas não mastigam e não estimulam as glândulas salivares. Há também uma importância grande da água. O ideal seria ingerir dois litros e meio por dia.

Existem várias maneiras para a higienização da língua e, inicialmente, a prática pode causar um certo desconforto, como ânsia de vômito, devido ao não costume de limpá-la.

 

 

Como usar o limpador de língua:

- Coloque a língua para fora o máximo possível;

-Observe a localização da saburra (placa amarelada);

-Deve-se iniciar a higiene pela parte posterior da língua;

- Puxe o limpador em direção à ponta da língua com movimentos firmes e delicados;

-Repita os movimentos até observar a língua completamente limpa;

-Lave e seque o limpador de língua até o próximo uso.

A limpeza deve ser realizada duas vezes ao dia (de manhã e à noite), devendo ser utilizado após o uso do fio dental e a escovação dos dentes.

A limpeza da língua e a manutenção de uma cavidade bucal saudável são as bases para a saúde geral do organismo.

Autoridades médicas concordam que 75% das doenças se originam na boca ou através dela e argumentam : “Quando nós queremos guardar um forte, o mais importante é sempre montar guarda na porta de entrada. E a boca é a porta de entrada de nosso corpo.”

 

 

                                                                                                                                 Dr. José Donizetti Vieira

Cirurgião – Dentista

CROMG: 9475

Especialista em Odontologia Restauradora e Preventiva

Rua Donato Rocha, 346 – Centro - Arcos (MG)

Fone: (37) 3351-1086

Dr. José Donizetti Vieira

Cirurgião – Dentista
CROMG: 9475
Especialista em Odontologia Restauradora e Preventiva
Rua Donato Rocha, 346 – Centro - Arcos (MG)
Fone: (37) 3351-1086

×
As informações e as opiniões expressas nexte texto são de responsabilidade do autor, devidamente identificado acima. Não expressam o pensamento do Portal Arcos e de seus colaboradores.

Mais fotos desta notícia

Tags artigo

Veja também

Portal Arcos

jornalismo@portalarcos.com.br

(37)3405-1476

Av. Governador Valadares, 263, Centro

Baixe Aplicativo do Portal Arcos