Centro Oeste / Arcos

Ministério da Saúde avalia como excelente a qualidade da atenção básica em Arcos

A avaliação é realizada a cada quatro anos e de acordo com o resultado alcançado são destinadas verbas para custeio da atenção básica no município.

Foto: Asscom

O Ministério da Saúde avaliou em 2017 a qualidade dos serviços prestados na atenção básica de diversas Unidades Básicas de Saúde do país. Segundo resultado divulgado na última semana, Arcos alcançou qualidade de prestação de serviços acima da média prevista o que renderá mais de R$59 mil em recursos para as UBS do município.

De acordo com dados do Ministério da Saúde, 16.127 equipes que trabalham em 15.095 UBS e mais de 65 mil cidadãos foram entrevistados durante a avaliação que é realizada a cada quatro anos por meio do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (Pmaq-AB), criado em 2011. A prestação de serviços pelos profissionais da equipe de saúde, infraestrutura das UBS, equipamentos, disponibilização de medicamentos e a satisfação do cidadão são fatores determinantes para a definição dos recursos a serem destinados para o custeio das unidades.

De acordo com o coordenador dos Postos de Saúde da Família, Fábio Eugênio, a boa avaliação das unidades de Arcos representa o compromisso do Governo e a dedicação de cada profissional com a saúde no município.

“Ficamos muito felizes com os resultados do PMAQ. Isso confirma a seriedade com que a saúde é tratada pelo Governo. Mesmo diante da falta de repasses para a saúde por parte do Governo do Estado, os esforços de todos os profissionais da área fazem a diferença na manutenção da qualidade dos atendimentos. O mérito deste resultado pertence a todos eles”, ressaltou.

Tags Arcos

Veja também

Portal Arcos

jornalismo@portalarcos.com.br

(37)3405-1476

Av. Governador Valadares, 263, Centro

Baixe Aplicativo do Portal Arcos