Geral / Artigos

Acupuntura na Odontologia

O que é Acupuntura?

    A acupuntura é uma técnica milenar que faz parte de um complexo chamado Medicina Tradicional Chinesa. É um método, originário da China, de tratamento de doenças e alívio de dores, que consiste em introduzir agulhas muito finas em pontos do corpo do paciente.

   Possui ótima aplicação na Odontologia e não há muito tempo descoberta pelos Cirurgiões Dentistas brasileiros.

  

A Acupuntura pode ser usada na Odontologia?

  Sim, desde 2008, quando o Conselho Federal de Odontologia reconheceu e regulamentou, os Cirurgiões Dentistas estão utilizando a Acupuntura como complementação de tratamento com uma série de vantagens e indicações na Odontologia.

 

Quais as principais indicações na Odontologia?

   A Acupuntura está indicada no controle da dor e da ansiedade, na resolução ou atenuação de sintomas como xerostomia (boca seca), síndrome da ardência bucal, bruxismo ou apertamento dos dentes, aftas recorrentes, parestesias de ramos do nervo trigêmeo, paralisias do nervo facial, entre outras, além do equilíbrio geral da pessoa.

 

É um método seguro?

   Sim. A Acupuntura vem ganhando adeptos entre os profissionais que buscam um método eficaz para complementar outras técnicas e conhecimentos em diversas outras especialidades, não somente na resolução das dores, e que sem dúvida, sendo aplicada por um profissional habilitado, torna-se um método comprovadamente seguro.

 

Podemos utilizar a Acupuntura associada a outro tratamento?

  Sim. A associação de outras formas de terapêutica, não só é possível como pode ser benéfica para o paciente. Há, entretanto a necessidade de um diagnóstico para que o Dentista Acupunturista possa avaliar e indicar o tratamento adequado associando a outras formas de tratamento.

                        Fonte: CROSP (Conselho Regional de Odontologia de São Paulo).

 

    A Acupuntura tem sido uma ferramenta muito utilizada por dentistas, pois trata a saúde do paciente como um todo. A Acupuntura tem mais de quatro mil anos, mas seu uso na área Odontológica ainda é recente e tem sido uma ferramenta muito utilizada por profissionais da área.

    Conhecida também como Odontologia Sistêmica, o tratamento analisa a relação da saúde bucal com o corpo e os aspectos emocional, mental e comportamental do indivíduo. Assim, qualquer disfunção ocorrida na cavidade bucal será visualizada como uma alteração em um sistema em que todo o organismo está envolvido.

   Durante o tratamento, o paciente passa por uma avaliação criteriosa baseada na medicina tradicional chinesa, com o objetivo de colher dados relacionados aos seus hábitos, como alterações visíveis em sua saúde geral, métodos de palpação dos músculos envolvidos no processo de dor, ou seja, uma coleta geral de dados do paciente para confirmar se a acupuntura pode ser aplicada.

    Atualmente, a Acupuntura Odontológica atrai muitos adeptos que buscam o equilíbrio entre as alterações odontológicas e as condições sistêmicas, visando à plenitude na saúde do paciente. Além disso, a aplicação desta técnica vem sendo uma das alternativas de tratamento para pacientes que possuem restrição no uso de alguns medicamentos.

    A acupuntura é uma terapia complementar onde através da inserção de agulhas em pontos específicos do corpo humano canais de energia são ativados. A correta estimulação pode trazer muitos benefícios, entre eles, o de analgesia odontológica.

    A Acupuntura Odontológica ganhou destaque devido ao grande número de trabalhos científicos publicados e como em todo e qualquer tratamento a Acupuntura requer bom senso e capacitação do profissional.

                                                                         Fonte: revide.com.br

Dr. José Donizetti Vieira

Cirurgião – Dentista

CROMG: 9475

Especialista em Odontologia Restauradora e Preventiva

Rua Donato Rocha, 346 – Centro - Arcos (MG)

Fone: (37) 3351-1086

Dr. José Donizetti Vieira

Cirurgião – Dentista
CROMG: 9475
Especialista em Odontologia Restauradora e Preventiva
Rua Donato Rocha, 346 – Centro - Arcos (MG)
Fone: (37) 3351-1086

×
As informações e as opiniões expressas nexte texto são de responsabilidade do autor, devidamente identificado acima. Não expressam o pensamento do Portal Arcos e de seus colaboradores.

Mais fotos desta notícia

Tags artigo

Veja também

Portal Arcos

jornalismo@portalarcos.com.br

(37)3405-1476

Av. Governador Valadares, 263, Centro

Baixe Aplicativo do Portal Arcos