Brasil / Minas Gerais

Boletim de Ocorrência já pode ser solicitado por aplicativo

Foto: Divulgação

O MGapp, aplicativo de serviços do Governo de Minas Gerais, ganhou mais uma funcionalidade: a Delegacia Virtual, onde é possível fazer o registro de Boletim de Ocorrência Eletrônico para os casos de acidente de trânsito sem vítima.A partir de agora, o documento pode ser solicitado sem a necessidade de ir presencialmente a uma unidade policial.  Para registrar o boletim, o usuário deve acessar o aplicativo e clicar no menu Delegacia Virtual. Após aceitar os termos de compromisso, basta preencher o formulário com os dados solicitados.

As informações são analisadas no Sistema de Registro de Eventos de Defesa Social (Reds), utilizado em conjunto pelas Polícias Civil, Militar e Corpo de Bombeiros. Se os dados estiverem corretos, o responsável pela ocorrência recebe o link do boletim por e-mail.
O serviço já está disponível para usuários do sistema Android. A versão para iOS deverá ser disponibilizada em maio.

“Qualquer pessoa pode registrar o boletim via MGapp desde que o acidente tenha ocorrido em Minas Gerais”, informa o delegado e coordenador de sistemas da Polícia Civil de Minas Gerais, Breno Azevedo de Carvalho.
Para o delegado geral e superintendente de Informações e Inteligência Policial da Polícia Civil, Helbert Alexandre do Carmo, o novo serviço será benéfico tanto para a sociedade quanto para os agentes. Segundo o delegado geral, a maior parte das reclamações nas unidades policiais é quanto ao período de espera para fazer o registro.

“Com essa autonomia, a população poupa tempo de deslocamento até a unidade e economiza dinheiro, já que não gastará com transporte. Na outra ponta, os policiais poderão se empenhar em demandas mais complexas”, relata Helbert Carmo.
Outros serviços

A expectativa é que os demais serviços da Delegacia Virtual, como desaparecimento de pessoa, localização de desaparecido e desconhecido; perda de documentos e objetos; e registro de danos simples também sejam disponibilizados no MGapp.
Segundo o superintendente central de Governança Eletrônica da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), Rodrigo Diniz Lara, a parceria entre a secretaria e a Polícia Civil resulta em mais praticidade para a população. “Estamos trabalhando em conjunto para oferecer soluções eficazes para os mineiros. A tendência é que eles consigam ter acesso aos mais variados serviços do Governo”, diz.

Comodidade

Lançado em 2016, o MGapp já foi baixado mais 380 mil vezes e está sempre recebendo inclusão de serviços para facilitar o dia a dia dos mineiros. Atualmente, são 53 serviços públicos divididos em 13 áreas.

Por meio do aparelho celular é possível agendar horário para atendimento nas UAI’s para serviços como emissão de carteira de trabalho e identidade, requerimento de seguro desemprego, dentre outros. Órgãos estaduais também estão presentes no aplicativo, dentre eles a Hemominas, Detran-MG, Copasa e Cemig. Em um único menu é possível acessar a certidão negativa de débitos, histórico de consumo, solicitar segunda via de conta e reportar vazamentos.
Além desses serviços, o aplicativo oferece ao cidadão a possibilidade de consulta a medicamentos da rede pública estadual, agendamento nas Suprams para processos relativos a licenciamento ambiental e reserva de voos para cidades do interior do estado pelo Programa Voe Minas Gerais. Para os servidores públicos estaduais, o MGApp possui a opção de visualizar e salvar o contracheque.

O MGapp é gratuito e está disponível para download nas lojas virtuais dos sistemas Android e iOS.

Fonte: Agência Minas

Veja também

Portal Arcos

jornalismo@portalarcos.com.br

(37)3405-1476

, 0,

Baixe Aplicativo do Portal Arcos