Geral / Artigos

Placa Miorrelaxante

 

  A placa miorrelaxante, ou placa de mordida, é um aparelho em acrílico que é colocado sobre os dentes para evitar o desgaste dental devido ao hábito de apertar e ranger os dentes, conhecido por bruxismo.

  Esse tratamento deve ser feito para proteger os dentes de se desgastarem em pacientes que apresentam bruxismo. Alivia as articulações têmporo-mandibulares (localizadas em frente aos ouvidos) contra as forças excessivas que se formam pelo não relaxamento da mordida e induz o relaxamento da musculatura.

  É realizada a moldagem dos dentes e enviado para o laboratório de prótese confeccionar a placa em acrílico ou silicone. Apesar da placa de silicone ser mais confortável, é menos efetiva, seus efeitos menos controláveis e, por serem mais porosas, retêm mais bactérias e podem causar mau cheiro. Portanto, a placa de acrílico é a mais indicada na maioria dos casos. Assim que sua placa estiver pronta, uma nova consulta será agendada para realizar os ajustes necessários.

  As dores de cabeça são comuns nos portadores de bruxismo. Elas surgem por contração excessiva dos músculos da mastigação, podendo atingir rosto, pescoço, ouvido e até os ombros. O período crítico é pela manhã (se a contração predominar à noite) ou de tarde (se predominar de dia). Outro problema decorrente do bruxismo é a dor da articulação da mandíbula. Esta também pode sofrer estalos, travamento, zumbido no ouvido, restringir a abertura da boca e desviar para o lado ao abrir e fechar. Também é frequente a dor e o desgaste dos dentes. A dor é pior pela manhã e o desgaste dos dentes pode chegar à gengiva. Em dentes mais frágeis, sejam eles cariados ou tratados, o ranger e o apertamento podem provocar a quebra.

   A placa miorrelaxante é uma modalidade de tratamento muito utilizada nas disfunções temporomandibulares (DTMs), pois sua confecção é relativamente simples de ser realizada, possui custo baixo, são reversíveis e tem obtido um alto índice de sucesso no tratamento de muitos sintomas dolorosos provocados pelas DTMs.

  Algumas placas são indicadas apenas para o uso noturno para minimizar as sequelas do bruxismo e apertamento, outras são usadas 24 horas por dia.

   É necessário fazer ajustes periódicos na placa. O paciente deve retornar para ajustes do seu aparelho para avaliar seu funcionamento em um período que vai variar de acordo com a avaliação do dentista. A placa sofre desgaste com o uso, devendo ser conferida sua eficiência periodicamente.

  A placa miorrelaxante deve ser limpa assim que removida da boca. Deve-se utilizar uma escova de dente  macia, água e creme dental. A limpeza é indispensável para evitar a formação de placa bacteriana e tártaro, e evitar o mau cheiro. Recomenda-se também a imersão do aparelho em solução de 1 copo de água (200ml) para 1 colher de sopa de água sanitária (lavar bem após esse procedimento), 1 vez por semana, e então prosseguir higienizando-a como de costume.

 

Dr. José Donizetti Vieira

Cirurgião – Dentista

CROMG: 9475

Especialista em Odontologia Restauradora e Preventiva

Rua Donato Rocha, 346 – Centro - Arcos (MG)

Fone: (37) 3351-1086

 

Dr. José Donizetti Vieira

Cirurgião – Dentista
CROMG: 9475
Especialista em Odontologia Restauradora e Preventiva
Rua Donato Rocha, 346 – Centro - Arcos (MG)
Fone: (37) 3351-1086

×
As informações e as opiniões expressas nexte texto são de responsabilidade do autor, devidamente identificado acima. Não expressam o pensamento do Portal Arcos e de seus colaboradores.

Mais fotos desta notícia

Tags artigo

Veja também

Portal Arcos

jornalismo@portalarcos.com.br

(37)3405-1476

Av. Governador Valadares, 263, Centro

Baixe Aplicativo do Portal Arcos