Geral / Artigos

Onicofagia (Roer Unhas)

Roer unhas (também conhecido pelo seu termo técnico Onicofagia) é o hábito de morder as unhas dos dedos durante períodos de nervosismo, ansiedade ou estresse. É um dos maus hábitos bucais prejudiciais à saúde.

  Roer unhas pode resultar num transporte de germes que vivem embaixo da superfície da unha até a boca. De fato, as ferramentas usadas por manicures potencialmente afetam o ser humano de modo similar. Se essas ferramentas forem utilizadas sem esterilização em pessoas diferentes, elas podem espalhar fungos, bactérias ou vírus. Como muitos patógenos têm a habilidade de viver dentro da unha, o hábito de roer unhas pode aumentar as chances de danos à saúde.

    Um roedor de unhas compulsivo pode roer não só a unha, mas também a pele ao seu redor e a cutícula, possivelmente rompendo a pele. Uma pele rompida é suscetível a infecções oportunistas de micróbios e vírus.

     Roer unhas também pode ser negativo por restringir o uso das mãos. Um roedor de unhas crônico pode ter sua habilidade para trabalhar restringida (por exemplo, escrever, digitar, desenhar, tocar instrumentos de corda, dirigir) por causa dos estragos feitos às unhas ou à pele em volta. Um longo hábito de roer as unhas pode ocasionar desgaste do esmalte dos dentes incisivos.

     Uma das medicações utilizadas para tratar o problema incluem os anti-depressivos. É importante salientar que o uso de anti-depressivos para tratar a onicofagia não quer dizer que o paciente sofra de depressão. O suo da vitamina B é uma outra opção.

      Alguns pacientes acharam a terapia comportamental ser benéfica por si própria ou como um complemento à medicação. Uma combinação de medicação e terapia tem obtido melhores resultados.

    Existem várias formas de terapia de aversão para ajudar as pessoas a parar de roer suas unhas. Estas incluem métodos como cobrir as unhas com substâncias de gosto ruim ou usar uma fita no pulso e pedir para que amigos e familiares a puxem quando verem a pessoa roendo as unhas. Alguns métodos podem funcionar pois fazem com que a pessoa tome consciência de suas ações e procure outras coisas para fazer.

     Outro artifício que pode ser usado é o uso de uma placa de acrílico ou silicone, feita pelo dentista, que as impossibilitam de roer suas unhas com os dentes. Isso pode ajudar o indivíduo a superar o seu hábito de roer unhas, enquanto estiver usando a placa.

    Alguns roedores de unha, entretanto, acham a efetividade de todo esses métodos e medicamentos ser fraca. Para eles, é necessária uma grande determinação para acabar com o hábito. Uma das tabicas que alguns acham úteis é fazer o fim do hábito ser uma das promessas de ano novo.

    Assim como outros hábitos nervosos, o de roer unhas pode ser às vezes um sinal de problema emocional. Nesses casos, resolver o problema emocional pode ajudar a diminuir ou até mesmo eliminar o hábito.

     Algumas pessoas acham a terapia de hipnose um tratamento benéfico.

   É compreensível a dificuldade de largar qualquer vício, por mais simples que ele seja. E com a onicofagia não é diferente. Vá ao seu dentista e veja se já está lhe causando problemas bucais e como resolvê-los.

                                                                            Fonte: Wikipédia 

 

Dr. José Donizetti Vieira

Cirurgião – Dentista

CROMG: 9475

Especialista em Odontologia Restauradora e Preventiva

Rua Donato Rocha, 346 – Centro - Arcos (MG)

Fone: (37) 3351-1086

COLUNISTA Dr. José Donizetti Vieira

Cirurgião – Dentista
CROMG: 9475
Especialista em Odontologia Restauradora e Preventiva
Rua Donato Rocha, 346 – Centro - Arcos (MG)
Fone: (37) 3351-1086

×
As informações e as opiniões expressas nexte texto são de responsabilidade do autor, devidamente identificado acima. Não expressam o pensamento do Portal Arcos e de seus colaboradores.

Mais fotos desta notícia

Tags artigo

Veja também

Portal Arcos

jornalismo@portalarcos.com.br

(37)3405-1476

Av. Governador Valadares, 263, Centro

Baixe Aplicativo do Portal Arcos