Centro Oeste / Arcos

Arcos registra 5 casos suspeitos de dengue em janeiro

A Secretaria de Saúde de Arcos confirmou nesta quarta-feira (31), que o município tem até o momento (de 01 a 31 de janeiro de 2018), cinco notificações, de possíveis casos de dengue. Porém é importante lembrar que os casos de dengue só são comprovados após a realização do exame de sorologia. Segundo o coordenador da Vigilância Epidemiológica Tiago Carvalho, dos cinco casos, três foram enviados para o exame em Belo Horizonte e os outros dois não foram solicitados o exame pelo médico.

LIRAa

O resultado do Levantamento Rápido de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa) de janeiro de 2018 mostrou que Arcos está com alto risco de infestação do mosquito Aedes aegypti o índice de 8,4%, coloca o município em situação de alerta.

Vários mutirões de limpeza foram programados e o primeiro foi realizado na região norte do município, onde o índice ficou com 10,6%. De lá para cá, outras regiões receberam a visita das equipes que estão orientando os moradores e recolhendo os materiais depositados nas ruas pelos moradores.

Na região (Informações do G1)

O número de casos prováveis de dengue (confirmados e sob investigação) no Centro-Oeste de Minas subiu para 106, segundo o boletim epidemiológico divulgado nesta segunda-feira (29) pela Secretaria de Estado da Saúde (SES).

O levantamento ainda aponta que a região já apresenta os primeiros casos suspeitos de febre chikungunya, outra enfermidade que, assim como a dengue, tem como transmissor o mosquito Aedes aegypti. Por enquanto, nenhuma ocorrência de zika vírus foi registrada.

Números de casos suspeitos de Dengue (Informações do G1)

Arcos - 5

Bambuí - 3

Carmo do Cajuru - 1

Carmópolis de Minas - 1

Cláudio - 1

Conceição do Pará - 6

Divinópolis - 12

Dores do Indaiá - 2

Estrela do Indaiá - 12

Formiga - 8

Igaratinga - 4

Itapecerica - 3

Lagoa da Prata - 2

Luz - 1

Moema - 5

Nova Serrana - 19

Pains - 1

Pará de Minas - 3

Pedra do Indaiá - 1

Pitangui - 4

Piumhi - 4

Pompéu - 2

São Gonçalo do Pará - 5

Serra da Saudade - 2

Chukungunya (Informações do G1)

Divinópolis - 1

Luz - 1

Pompéu - 2

São Sebastião do Oeste - 2

Em Minas Gerais (Informações do G1)

Minas Gerais contabiliza até esta segunda-feira 2.221 casos prováveis de dengue e apenas um óbito está em investigação, segundo a SES. Em relação à febre chikungunya, o Estado analisa 496 suspeitas, sem óbitos. Há ainda 17 casos prováveis de zika.

Tags Arcos

Veja também

Portal Arcos

jornalismo@portalarcos.com.br

(37)3405-1476

, 0,

Baixe Aplicativo do Portal Arcos