Brasil / Minas Gerais

Cemig inaugura hoje decoração natalina da Praça da Liberdade

Projeto de iluminação homenageia aniversário de BH e foi elaborado por vencedora de concurso inédito

A magia de Natal tomará conta da Praça da Liberdade a partir desta quinta-feira (7/12). Neste ano, o projeto de decoração do local foi escolhido, pela primeira vez, por meio de um concurso com participantes de todo o estado, e o tema da iluminação é o 120º aniversário de Belo Horizonte. Mais de 350 mil microlâmpadas de LED – 75% mais econômicas que microlâmpadas convencionais – e mais de 1.500 metros de mangueiras luminosas vão iluminar a Praça da Liberdade e entorno durante as festividades do fim do ano. De acordo com a gerente de comunicação interna da Cemig, Nathália Dornellas, o projeto “Natal de Minas Gerais” é um presente da Companhia à população e à capital, que completa 120 anos no dia 12 de dezembro.

“Com o objetivo de envolver a população no processo criativo e valorizar os profissionais mineiros, promovemos, pela primeira vez, o concurso de ideias para escolher o projeto de iluminação da Praça da Liberdade. Na escolha do projeto vencedor, foram levados em consideração a criatividade, o diálogo com o tema proposto, a valorização do patrimônio histórico, a viabilidade, a sustentabilidade e os elementos plásticos estéticos contidos na ideia”, explica a gerente.

A arquiteta Maria Carolina de Assis Quadros, de Divinópolis (MG), assina o projeto conceitual vencedor do concurso. Utilizando predominantemente as cores branco frio, branco morno, vermelho e verde, a autora menciona que a intenção foi criar adornos diferenciados que chamassem a atenção dos visitantes e que evitassem o que já é tradicionalmente utilizado. “Tais adornos foram dispostos em diferentes pontos da praça com o objetivo de não concentrar os atrativos em apenas um local”, conta a arquiteta.

A inauguração da decoração de Natal da Praça da Liberdade ocorre hoje, a partir das 19h30, com a chegada do Papai Noel e apresentação do Coral da Gremig.

Circuito Cultural

O Natal de Minas Gerais conta com o apoio do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais – Iepha/MG. O Circuito Liberdade, gerido pelo instituto, oferece uma programação especial gratuita para a população durante todo o período natalino. O público poderá ver exposições, shows, mostra de vídeos  e participar de oficinas. A programação completa está no site http://circuitoculturalliberdade.com.br/plus/.

Cidade iluminada

Além da Praça da Liberdade e de prédios públicos, vários outros pontos de Belo Horizonte foram incluídos no projeto este ano. De acordo com Nathália Dornellas, a intenção da Cemig foi descentralizar as atividades e inovar nos pontos de iluminação. “Entre os locais escolhidos estão o Aglomerado da Serra, cujo evento de acendimento das luzes contou com a presença do governador, Fernando Pimentel, e de um número expressivo de moradores da região”, acrescenta a gerente.

Conheça a lista os pontos da capital que também recebem decoração natalina da Cemig:

         Praça do Cardoso, na Comunidade da Serra
         Praça Dona Valdete, no Alto Vera Cruz
         Paróquia Nossa Senhora do Morro, na Barragem Santa Lúcia
         Praça Cristo Redentor, no Barreiro
         Praça Amintas de Barros, em Venda Nova
         Igreja da Pampulha
         Complexo Itamar Franco, no Barro Preto
         Tribunal de Justiça de Minas Gerais
         Tribunal Regional do Trabalho
         Ministério Público de Minas Gerais
         Avenida Afonso Pena, entre a Rua da Bahia e a Avenida Álvares Cabral
         Avenida Barbacena

O público poderá conferir a decoração desses locais e da Praça da Liberdade até o dia 6 de janeiro de 2018.

Veja também

Portal Arcos

jornalismo@portalarcos.com.br

(37)3405-1476

Av. Governador Valadares, 263, Centro

Baixe Aplicativo do Portal Arcos