Centro Oeste / Arcos

Jornalista do Portal Arcos recebe o título de cidadão honorário na Câmara de Vereadores

Legislativo Municipal promove entrega dos títulos de Cidadania Honorária, Honra ao Mérito e Medalha de Mérito Jarbas Ferreira Pires

Foto: Arquivo Pessoal/ASSCOM

O Jornalista Jaime Pedrosa, do Portal Arcos e da Rádio Vida recebeu o Título de Cidadão Honorário de Arcos, na noite desta sexta-feira (1º de dezembro), durante a Sessão Solene, na Câmara de Vereadores. A outorga dos títulos de Cidadania Honorária, Honra ao Mérito e Medalha de Mérito Jarbas Ferreira Pires a personalidades de destaque em nossa sociedade, ocorre uma vez por ano, sempre no mês de dezembro.

O evento, que foi realizado no auditório do Legislativo, contou com a participação de autoridades, secretários municipais, servidores públicos e familiares dos homenageados, que fizeram questão de prestigiar a entrega das comendas. 

O Jornalista, que apesar de viver em Arcos desde os 3 anos de idade, traz a cidadania da vizinha cidade de Santo Antônio do Monte, por isso, ficou muito feliz com a homenagem. “me sinto extremamente feliz pela homenagem. A aprovação de meu nome para o título de cidadania pelos membros do legislativo, após a indicação do Vereador Luiz Henrique, me deixa com a sensação que meu trabalho recebe o reconhecimento”, disse.

Neste primeiro ano da nova legislatura, a presidência da Casa optou por reeditar a Medalha de Mérito Jarbas Ferreira Pires, criada por meio da resolução de autoria da então vereadora Maria Marlene Rodrigues, no ano de 1998. Trata-se de uma forma de prestar deferência a escritores de nossa cidade, figuras que contribuem com a cultura local, disseminando o gosto pela literatura e ampliando o leque de horizontes em meio a jovens, adultos e crianças.

Discursos

Em nome dos homenageados o discurso ficou a cargo da professora e ex-secretária municipal de Educação, Eliana Martins Teixeira Amorim.  Eliana, que foi agraciada com o título de Cidadania Honorária, demonstrou em seu pronunciamento toda a alegria e orgulho de se reportar aos presentes, agora, como legítima cidadã arcoense. Segundo ela, Deus se incumbiu de preparar aquele momento tão sublime, pois Arcos sempre foi o seu lugar.

Filhos do saudoso tabelião e escritor Jarbas Ferreira Pires, Joaquim Gontijo Pires e Padre Luciano discursaram na tribuna, elencando as qualidades do pai como esposo, cidadão, religioso e interessado pelas causas sociais. “Um homem à frente de seu tempo, cujo legado indissolúvel servirá sempre de inspiração para as gerações que se sucederem”, destacou o cerimonial.

Homenagem  - Medalha

A ex-vereadora e ex-presidente da Câmara de Arcos, Maria Marlene Rodrigues, também recebeu o carinho do Legislativo, já que foi de sua autoria a resolução que deu vida à Medalha de Mérito Jarbas Ferreira Pires. Marlene, que também é pedagoga, frisou a importância da iniciativa, e parabenizou a escolha do nome de Lázara Teixeira de Sousa para estampar a comenda em 2017.

Palavra do presidente

O presidente da Câmara, vereador Marcelo Estevam, fez questão de reiterar o apreço da Casa para com cada um dos presentes ao evento, reconhecendo a importância dos homenageados em nossa sociedade, mediante ações e exemplos que engrandecem o nosso município. Marcelo também agradeceu aos companheiros edis pelo apoio na realização da cerimônia, que novamente voltou a ser realizada na própria sede do Legislativo, o que valoriza ainda mais a solenidade, além de diminuir custos. “Saibam, todos que aqui vieram prestigiar essa singela homenagem, que vocês são muito bem-vindos a esta Casa e fazem parte da história de nossa cidade, cidade que escolherem para edificar o lar, criando raízes em terreno fértil e ávido por novas possibilidades”, finalizou em seu discurso.

Transmissão da Reunião

Pela primeira vez, a Sessão Solene de Cidadania Honorária e de Honra ao Mérito foi transmitida ao vivo no canal da Câmara no YouTube. As fotos tiradas durante a reunião especial também eram reproduzidas em tempo real em um aparelho de TV instalado no plenário, outra inovação que contou com o auxílio da tecnologia.

-CONHEÇA OS HOMENAGEADOS DESTE ANO-

 

CIDADANIA HONORÁRIA:                                                   Autoria - Vereadores

ELIANA MARTINS TEIXEIRA AMORIM                               Geraldo Adriano da Silva

ELMER FLÁVIO FERREIRA MATEUS JÚNIOR                   Wirlei de Castro Alves

GABRIEL FREITAS DE FARIA                                              Marcelo G. Estevam Silva

JAIME DA SILVA PEDROSA                                                 Luiz Henrique S. Messias

MAURO APARECIDO DE ARRUDA                                     Pedro César Rodrigues

OTÁVIO PIRES DE MIRANDA                                              Eduardo Carvalho Faria

VIRGÍNIA OLIVEIRA DE SOUSA                                          Rodrigo C. Carvalho Pefister

 

HONRA AO MÉRITO:                                                               Autoria - Vereadores

ANTÔNIO LINO VALADÃO                                                      Jamir Soares dos Reis

BENEDITO SOUSA DA SILVA                                                 Hugo Romano Teixeira do Vale

CLÁUDIA BORGES COELHO                                                 Donizetti Bernardes da Silva

LUÍS DEUSDEDE DA SILVA FILHO                                        João Paulo Teixeira Cunha

RENATO CARDOSO LOPES                                                   João Carlos de Oliveira

SÉRGIO JOSÉ VELOSO                                                          Aparecida de F. Rodrigues Rabelo

 

Medalha de Mérito Jarbas Ferreira Pires:

LÁZARA TEIXEIRA DE SOUSA                                                     Homenagem do Legislativo Arcoense

 

 

Mais fotos desta notícia

Tags Arcos

Veja também

Portal Arcos

jornalismo@portalarcos.com.br

(37)3405-1476

Av. Governador Valadares, 263, Centro

Baixe Aplicativo do Portal Arcos