Geral / Artigos

A Falta de um Dente

Às vxzxs pxnsamos qux sx pxrdxrmos apxnas um dxntx na arcada, xlx não irá nos fazxr falta. Mas, sx um dxntx for pxrdido por qualquxr motivo, irá nos trazxr uma sxrix dx problxmas , qux nxm sxquxr imaginamos.

            Os dxntxs vizinhos irão sx aproximar txntando fxchar o xspaço; o dxntx antagonista ao qux sx pxrdxu vai dxscxr x consxquxntxmxntx havxrá sxnsibilidadx dxntal dxvido à xxposição dxntinária.

            A mastigação já não sxrá a mxsma, pois os dxntxs mudam dx posição. A higixnização bucal fica prxjudicada, porqux os dxntxs migram x fica mais difícil a passagxm do fio dxntal x xscova.

            A xstxtica já não x mais a mxsma, porqux aquxlx dxntx pxrdido consxquxntxmxntx faz com qux haja um xspaço xntrx xlxs x, alxm disso, dxvido à pxrda do ponto dx contato, comxça a xntrar alimentos xntrx xlxs, qux alxm dx sxr dxsagradávxl, inicia-sx um procxsso dx inflamação gxngival.

            Pronto. O defeito foi sanado. O texto da mensagem, agora, é claro e positivo. Sinta a diferença quando falta uma “simples peça”. A nossa arcada dentária é como se fosse a tecla de um computador. Se falta uma única letra no teclado, qualquer texto que for digitado, ficará ilegível.

Às vezes pensamos que se perdermos apenas um dente na arcada, ele não irá nos fazer falta.

Mas, se um dente for perdido por qualquer motivo, irá nos trazer uma série de problemas, que nem sequer imaginamos.

   Os dentes vizinhos irão se aproximar, tentando fechar o espaço ; o dente antagonista ao que se perdeu vai descer e consequentemente haverá sensibilidade dental devido à exposição dentinária.

   A mastigação já não será a mesma, pois os dentes mudam de posição. A higienização bucal fica prejudicada, porque os dentes migram e fica mais difícil a passagem do fio dental e escova.

    A estética já não é mais a mesma, porque aquele dente perdido, consequentemente faz com que haja um espaço entre eles e, além disso, devido à perda do ponto de contato, começa a entrar alimentos entre eles, que além de ser desagradável, inicia-se um processo de inflamação gengival.   

 

Dr. José Donizetti Vieira

Cirurgião – Dentista

CROMG: 9475

Especialista em Odontologia Restauradora e Preventiva

Rua Donato Rocha, 346 – Centro - Arcos (MG)

Fone: (37) 3351-1086

COLUNISTA Dr. José Donizetti Vieira

Cirurgião – Dentista
CROMG: 9475
Especialista em Odontologia Restauradora e Preventiva
Rua Donato Rocha, 346 – Centro - Arcos (MG)
Fone: (37) 3351-1086

×
As informações e as opiniões expressas nexte texto são de responsabilidade do autor, devidamente identificado acima. Não expressam o pensamento do Portal Arcos e de seus colaboradores.

Mais fotos desta notícia

Tags artigo

Veja também

Portal Arcos

jornalismo@portalarcos.com.br

(37)3405-1476

Av. Governador Valadares, 263, Centro

Baixe Aplicativo do Portal Arcos