Centro Oeste / Iguatama

Sistema de reaproveitamento hídrico ajuda a preservar a Bacia do Rio São Francisco

Foto: Divulgação

A unidade da White Martins, localizada em Iguatama, MG, desenvolve sistema de reaproveitamento hídrico que, em apenas um ano após sua implementação, já reduziu a captação de água do Rio São Francisco em mais de oito milhões de litros para suas operações industriais.

A planta passou a reutilizar volumes provenientes de retrolavagem de filtros e de águas de chuva, que são direcionados, através de canaletas, para um reservatório coletor, equipado com bomba e sensor de nível. “Estes recursos hídricos passam por processos de filtragem e clarificação e são aplicados, entre outras funções, para limpeza e refrigeração de equipamentos”, analisa Wellington Batista, encarregado do laboratório de análises e do sistema da qualidade da unidade.

A estrutura permite uma redução mensal de 5% no uso de recursos hídricos do “Velho Chico”. A expectativa é alcançar 10% de redução até 2018. “Desta forma, preservamos o Rio São Francisco, em linha com as diretrizes de desenvolvimento sustentável da White Martins, além de atendermos com excelência às portarias da Agência Nacional de Águas”, conclui Batista.

Tags Iguatama

Veja também

Portal Arcos

jornalismo@portalarcos.com.br

(37)3405-1476

Av. Governador Valadares, 263, Centro

Baixe Aplicativo do Portal Arcos