Centro Oeste / Formiga

Bombeiros realizam mapeamento de Áreas de Risco em Formiga

Foto: Asscom

O 5º Pelotão de Bombeiros Militar, durante o mês de setembro, realizou mapeamento de áreas de risco geológico e hidrológico no município de Formiga-MG, região centro oeste do estado. Tal atividade baseou-se em um estudo feito pelo Serviço Geológico do Brasil em 2015, o qual identificou 13 áreas de risco geológico e uma grande área de risco hidrológico no município.

A partir destes dados, que são de domínio público, os militares realizaram vistorias nos locais e visitas nas residências, identificando fatores favoráveis ao acontecimento de deslizamentos, rolamentos de matacães, erosão, inundações e alagamentos. Identificados tais fatores a população local foi orientada a acompanhar a evolução dos processos, bem como corrigir certas atitudes que favorecem o acontecimento de desastre. De acordo com o levantamento realizado, aproximadamente 775 pessoas vivem em local vulnerável ao acontecimento de um desastre geológico e cerca de 2.000 pessoas, potencialmente, podem sofrer com desastres hidrológicos.

O Tenente Mateus Campos Cunha, Comandante da Fração Bombeiro Militar ressaltou a importância deste tipo de atividade: “Esta atividade, no contexto da Defesa Civil, está inserida nas fases de prevenção e preparação, sendo que, através deste mapeamento estamos atuando de forma preventiva, orientando a população e nos preparando para oferecer uma resposta mais eficiente em caso de acontecimento de um evento adverso. É uma importante ferramenta para Gestão do Risco de Desastres”

Os relatórios das vistorias serão encaminhados para Prefeitura Municipal, sugerindo uma vistoria mais detalhada, com a presença de profissionais técnicos, tais como geólogos e engenheiros, bem como algumas intervenções imediatas. Participação do Centro Universitário de Formiga Além dos militares, alguns estudantes do curso de Engenharia Civil do Centro Universitário de Formiga, acompanharam as vistorias, conforme uma parceria firmada entre o Corpo de Bombeiros e o Departamento de Engenharia da UNIFOR, visando despertar nos futuros profissionais, o interesse para a resolução dos problemas locais. 

Tags Formiga

Veja também

Portal Arcos

jornalismo@portalarcos.com.br

(37)3405-1476

Av. Governador Valadares, 263, Centro

Baixe Aplicativo do Portal Arcos