Centro Oeste / Arcos

Seis mortos e vinte feridos em incêndio criminoso em Janaúba

Foto: Vigia incendeia creche em Janaúba. Foto: Natália Jael/Inter TV Grande Minas

Um incêndio criminoso no Centro Municipal de Educação Infantil Gente Inocente, no bairro Rio Novo, em Janaúba, distante cerca de 135 km de Montes Claros, na região Norte de Minas, deixou pelo menos seis mortos e 20 feridos na manhã desta quinta-feira (5).

O Corpo de Bombeiros confirmou seis óbitos até o momento: quatro crianças, uma professora e o próprio autor do crime. Os alunos da creche têm entre 4 e 6 anos.

Segundo a PM, um vigia da instituição teria jogado gasolina no próprio corpo, ateado fogo e, em seguida, agarrado as vítimas. O criminoso foi identificado como Damião Soares dos Santos, de 50 anos.

Segundo o prefeito da cidade, Carlos Isaildon Mendes (PSDB), a informação extra-oficial é que o vigia que provocou as mortes, Damião Soares dos Santos, de 50 anos, teria morrido na tarde desta quinta-feira (5). No entanto, a polícia não confirma e informa que o estado de saúde de é gravíssimo.

Ainda de acordo com a PM, um avião do governo do Estado segue para Janaúba com o objetivo de buscar os feridos e levá-los até o Hospital de Pronto-Socorro João XXIII, na capital, referência em tratamento de queimaduras em Minas.

Hospitais de Montes Claros já foram acionados para colocar em prática um plano de contingência com o objetivo de atender rápido as vítimas que estão sendo encaminhadas para a cidade.

A Prefeitura de Janaúba, cidade de 71 mil habitantes, informou que vai decretar luto de sete dias na cidade.

Polícia Civil vai investigar o caso

Em atendimento à tragédia ocorrida nesta manhã em Janaúba, no Norte do Estado, a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) informa que já foi realizada a perícia no local. A necropsia nos corpos das quatro crianças falecidas está sendo feita neste momento. Informa, ainda, que foi aberto inquérito do caso e equipes da PCMG estão na casa do suspeito e de seus familiares para levantamentos de informações que possam auxiliar nas investigações e, assim, elucidar a causas que motivaram o crime. O helicóptero da instituição está à disposição para atendimento às vítimas.

O governador Fernando Pimentel decretou luto oficial de três dias no estado em razão da tragédia ocorrida nesta quinta-feira (05/10) no município de Janaúba, no Norte de Minas Gerais. O governador já está na cidade, onde acompanha os trabalhos dos socorristas.

Todas as forças de Saúde Pública e de segurança do Estado – Polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros e Defesa Civil – estão mobilizadas, desde a manhã de hoje, nas operações de resgate e salvamento. Um posto de comando emergencial foi instalado no local para alinhar todos os esforços dos órgãos públicos envolvidos.

A Secretaria de Estado de Saúde e a Fundação Hospitalar de Minas Gerais montaram uma operação especial para receber as vítimas, tanto em hospitais na região, quanto no Hospital João XXIII, se necessário. Toda a estrutura necessária, o que inclui aeronaves, veículos e demais equipamentos públicos, também foi colocada à disposição.

Tags Janaúba

Veja também

Portal Arcos

jornalismo@portalarcos.com.br

(37)3405-1476

Av. Governador Valadares, 263, Centro

Baixe Aplicativo do Portal Arcos