Geral / Artigos

Alterações na Língua

Língua fissurada

            A língua fissurada é uma alteração do dorso lingual, relativamente comum, de causa incerta, porém, há evidências de que seja uma condição hereditária. Nota-se a presença de fendas ou sulcos na língua de tamanho e profundidade variáveis. Pode se manifestar desde a infância, mas existe uma tendência dos sulcos aumentarem com a idade. Normalmente, é assintomática, entretanto, em alguns casos pode haver sensibilidade (ardência) quando há reação inflamatória causada por má higiene no local. O diagnóstico é baseado nas características clínicas e como tratamento deve-se orientar a higienização periódica do dorso lingual com cuidado para não traumatizar a região.

Língua geográfica

            É uma lesão que afeta a língua, com o surgimento de placas lisas avermelhadas, levemente elevadas e com bordos esbranquiçados. O aspecto é de um desenho sobre a língua que lembra um mapa geográfico, dando origem ao seu nome. Ocorre em cerca de 1 a 2% da população mundial, podendo ocorrer em qualquer idade. Não provoca desconforto e nem altera o paladar. Em alguns casos pode surgir ardor com alimentos condimentados ou frutas cítricas. É também chamada de glossite migratória benigna, pois as placas podem desaparecer de um local da língua e reaparecer em outro. As lesões podem desaparecer por um tempo variável para depois recidivar sem motivo aparente.

Ainda não se conhece a causa exata da língua geográfica. Em geral, basta observar o aspecto da língua para fazer o diagnóstico, sendo rara a necessidade de exames adicionais ou de biópsia. A língua geográfica é uma doença benigna e sem gravidade, não havendo necessidade de tratamento.

 

Língua Negra Pilosa

            Clinicamente, é caracterizada por um revestimento de coloração preto amarronzada da superfície dorsal da língua. Vários são os fatores etiológicos relacionados a esta condição, incluindo a má higiene bucal, perda dentária, hipossalivação, utilização crônica ou ampla de antibióticos, antidepressivos e outros. É mais frequente em usuários de tabaco e álcool. É uma patologia benigna sendo frequentemente assintomática.

            O tratamento consiste em boa higiene bucal e da utilização de um limpador de língua. Aumentar a hidratação e salivação e interromper o hábito de fumar. Se o agente causal for o uso de antibiótico, a condição pode se resolver naturalmente, após a suspensão da droga.

 

Língua Presa

            Também conhecida como anquiloglossia, se trata de um freio lingual curto que pode dificultar a movimentação da língua. Os graus de severidade clínica são variados, sendo as formas leves as mais comuns. Na maior parte dos casos, não resulta em alterações da fala e, portanto, não requer nenhum tipo de tratamento. Existe uma tendência de correção espontânea com a idade. Em alguns casos é indicada a frenectomia, ou seja, a remoção do freio lingual.

 

Câncer de língua

            Uma mancha esbranquiçada ou avermelhada em um dos lados da língua dever ser analisada, pois pode ser uma lesão que leva ao câncer. A maioria dos cânceres bucais localiza-se nas laterais da língua ou no assoalho da boca (onde fica o freio da língua). Em seu estágio inicial, é indolor, mas o diagnóstico pode ser confirmado durante exames de rotina realizados pelo dentista.

 

Auto exame lingual

            Ponha a língua para fora e observe a parte de cima. Repita a observação com a língua levantada até o céu da boca. Em seguida, puxando a língua para esquerda, observe o lado direito da mesma. Repita o procedimento para o lado esquerdo. Observe se a língua está mais esbranquiçada ou avermelhada em algum ponto ou se possui algum machucado. Sinta se algum local da língua dói mais do que outros quando você passa o dedo ou escova os dentes. Estique a língua para fora, segurando-a com um pedaço de gaze ou pano, apalpe em toda a sua extensão com os dedos indicadores e polegar da outra mão.

 

Dr. José Donizetti Vieira

Cirurgião – Dentista

CROMG: 9475

Especialista em Odontologia Restauradora e Preventiva

Rua Donato Rocha, 346 – Centro - Arcos (MG)

Fone: (37) 3351-1086

COLUNISTA Dr. José Donizetti Vieira

Cirurgião – Dentista
CROMG: 9475
Especialista em Odontologia Restauradora e Preventiva
Rua Donato Rocha, 346 – Centro - Arcos (MG)
Fone: (37) 3351-1086

×
As informações e as opiniões expressas nexte texto são de responsabilidade do autor, devidamente identificado acima. Não expressam o pensamento do Portal Arcos e de seus colaboradores.

Mais fotos desta notícia

Tags artigo

Veja também

Portal Arcos

jornalismo@portalarcos.com.br

(37)3405-1476

Av. Governador Valadares, 263, Centro

Baixe Aplicativo do Portal Arcos