Centro Oeste / Divinópolis

Novas ambulâncias chegam para atendimento no SAMU Centro-Oeste

Foto: Divulgação / Ministério da Saúde

Divinópolis recebeu neste final de semana (20/01) novas ambulâncias que irão atuar nos atendimentos do SAMU Regional Centro-Oeste. Os veículos vieram da cidade de Cajamar (SP) e estão agora no pátio do Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar no Bairro Icaraí, aguardando emplacamento e instalação de equipamentos de comunicação, o que será realizado ao longo desta semana. As 24 novas ambulâncias serão integradas a outras 7 unidades já equipadas, totalizando 31 veículos aptos a entrar em operação. 

"É um luta de toda nossa região, das cidades que participam do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Ampliada Oeste (Cisurg-Oeste) e que caminha para suas etapas finais. No final do ano passado tivemos uma importante reunião (foto) com o Ministro da Saúde Ricardo Barros autorizando repasses e apoio do Governo Federal e já nos próximos dias teremos a assinatura do contrato de custeio com o Governo do Estado de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Saúde MG. Isso significa que o SAMU Regional Centro-Oeste estará apto a entrar em plena operação, beneficiando toda nossa região", informou o deputado federal Jaiminho Martins (PSD/MG) que tem acompanhado todo o processo de implantação do SAMU ao longo dos últimos anos.  

O Samu Centro-Oeste fará a cobertura de 54 municípios, com bases descentralizadas (onde ficarão as Unidades de Suporte Básico (USB) ) em 23 municípios. São eles: Divinópolis, Pitangui, Arcos, Cláudio, Itapecerica, Luz, Campo Belo, Oliveira, Bom Despacho, Bambuí, Dores do Indaiá, Formiga, Candeias, Carmópolis de Minas, Santo Antônio Monte, Santo Antônio do Amparo, Itaguara, Itaúna, Pará de Minas, Nova Serrana, Martinho Campos, Pimenta e Lagoa da Prata.
Além dessas ambulâncias, entrarão em operação 7 Unidades de Suporte Avançado (USA), tripuladas por um médico, um enfermeiro e um condutor socorrista. Estes veículos serão destinados para Divinópolis, Luz, Campo Belo, Oliveira, Formiga, Nova Serrana e Itaúna, cidades que por se situarem em pontos estratégicos, irão permitir que o tempo entre a chamada recebida pelo 192 e a chegada da ambulância, demore no máximo 40 minutos em qualquer ponto da região Centro-Oeste. 

Com Informações do Cirsurg-Oeste: https://goo.gl/cdZinB 

Veja também

Portal Arcos

jornalismo@portalarcos.com.br

(37)3405-1476

, 0,

Baixe Aplicativo do Portal Arcos