Centro Oeste / Piumhi

Prefeito de Piumhi tem direitos políticos suspensos por 8 anos

A Corte Federal confirma sentença do juiz Mendes Tôrres e mantém cassação dos mandatos do prefeito Craidinho e do vice-prefeito Cirineu Silva.

Foto: (foto: arquivo clicfolha.com.br)

Por unanimidade, em sessão extraordinária realizada na sexta-feira (1º), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), julgou prejudicada ação cautelar, afastando dos cargos o prefeito e o vice-prefeito de Piumhi, respectivamente, Wilson Marega Craide (Craidinho)/PRB e José Cirineu Silva/PSB.

O desfecho veio rápido e em questão de minutos a decisão por unanimidade confirmando a sentença do juiz Eleitoral Rogério Mendes Tôrres que em setembro de 2014 cassou os mandatos do prefeito e do vice-prefeito por captação ilícita (compra) de votos nas eleições de outubro de 2012. Juntaram-se ao voto do relator, além dos dois manifestados anteriormente, os ministros Rosa Weber, Maria Thereza de Assis Moura, Napoleão Nunes Maia Filho e Henrique Neves da Silva.

Com a condenação de Craide a inelegibilidade por 8 anos a contar da eleição, o que o tiraria uma eventual disputa nas urnas municipais de outubro deste ano. Com isso, uma guinada radical nos rumos da política num momento que pouco mais de duas semanas restam para o início do período convencional-partidário para a definição de candidatos.

Quanto a Cirineu, embora contraditória, este ainda sustenta que haveria uma brecha legal que o exime da suspensão de seus direitos políticos. Para isso, baseado em sua assessoria jurídica, ele cita o artigo 18 da Lei de Inelegibilidade. A questão, entretanto, é polêmica e divide opiniões.

Batido o martelo no TSE, aberto o caminho para a 15ª mudança no comando administrativo da Prefeitura de Piumhi desde a sentença de Mendes Tôrres dois anos atrás. Assumem para o mandato-tampão que se estende pelos próximos 6 meses o prefeito Adeberto (Deco) José de Melo (PMDB) e o vice-prefeito José Seabra de Oliveira (PSD).

 

 

Tags Piunhí

Veja também

Portal Arcos

jornalismo@portalarcos.com.br

(37)3405-1476

Av. Governador Valadares, 263, Centro

Baixe Aplicativo do Portal Arcos