Centro Oeste / Samonte

Samonte comemora abertura da UPA

Em tarde de grande festa na cidade, UPA foi aberta com presença de autoridades e populares

Foto: Divulgação

Após longa espera, a população de Santo Antônio do Monte pode, finalmente, celebrar uma conquistas histórica para o município: no último domingo (28), foi inaugurada, com grande festa, a Unidade de Pronto Atendimento Maria Luiza de Castro, situada no bairro Mãe Chiquinha. Com a presença de autoridades políticas e significante participação de moradores da cidade, a inauguração foi realizada com apresentação do corpo clínico, música ao vivo – com participação do Coral Monsenhor Otaviano – e visita às instalações internas da unidade.

Uma das mais modernas do estado, a UPA de Santo Antônio do Monte terá capacidade para atender, a partir do dia 14 de março, até 300 pacientes por dia, numa área que abrange doze cidades, totalizando, aproximadamente, 200 mil habitantes. Em sua parte interna, a unidade conta com sete leitos e três berços de UTI Neonatal, equipados com aparelhos de última geração, o que irá otimizar o atendimento na cidade. Durante a primeira quinzena de março, os atendimentos continuarão sendo feitos no Pronto-Atendimento Municipal. Após a liberação da Vigilância do Estado – o que ocorrerá até o dia 13 –, a unidade estará em pleno funcionamento.

Além disso, a construção da nova UPA tem como objetivo desafogar o grande número de atendimentos realizados nos outros pontos da cidade, como o Pronto Atendimento. Desta maneira, tanto os profissionais de saúde quanto a população poderão contar com uma estrutura mais completa, o que melhorará o atendimento em quantidade e qualidade.

Paralisada desde 2013, quando foram encontradas 26 irregularidades na estrutura física por órgãos estaduais e federais, a entrega UPA foi um compromisso firmado pelo então prefeito Wilmar Filho (que se afastou por problemas de saúde) e pelo atual, Dinho do Braz. Com a escassez de recursos, Dinho conseguiu, junto ao Deputado Federal Domingos Sávio, a destinação de uma verba no valor de R$600 mil, que foram usadas na reforma e finalização das obras. “É uma conquista do povo para o povo. Continuaremos fazendo o possível e o impossível para que possamos investir forte em saúde”, afirmou o prefeito Dinho do Braz.

Responsável pela emenda que garantiu a finalização das obras, Domingos Sávio elogiou a estrutura e a luta da gestão para que a abertura acontecesse. “É uma obra de primeiro escalão. Fui testemunha do empenho do Dinho para que isso pudesse ser realizado. Todos são merecedores”.

CONQUISTAS E HOMENAGEM

A Secretária de Saúde do município, Raquel Teixeira, destacou o empenho de todos os envolvidos na abertura da UPA. “Foi uma obra muito batalhada para ser entregue à população. Unidade levantada através de muitas idas em Brasília, ao Ministério da Saúde, pelo Ex prefeito Dr. Wilmar de Oliveira Filho e depois pelo atual prefeito Dinho do Braz, que seguindo os passos do Dr. Wilmar, tomou como prioridade de sua gestão a abertura da UPA”,

Raquel garante ainda que os pacientes terão um atendimento adequado, fazendo da UPA uma referência na região. “Precisamos não só de atendimento médico, mas de um atendimento humanizado. É isso que queremos para nossa UPA: um atendimento humano, com respeito e qualidade. Assim como nos outros postos da cidade, aqui o paciente será atendido com toda a dignidade que merece”.

Num dos momentos mais emocionantes da solenidade, a Sra. Maria Luiza de Castro, homenageada da tarde, falou sobre a honra de poder, aos 89 anos, dar seu nome a uma obra tão esperada pela população. “Agradeço imensamente a todos os envolvidos no projeto. Os moradores de Samonte merecem esse presente, esperado por todos nós há muito tempo”, finaliza.

Mais fotos desta notícia

Tags

Veja também

Portal Arcos

jornalismo@portalarcos.com.br

(37)3405-1476

, 0,

Baixe Aplicativo do Portal Arcos