Centro Oeste / Arcos

Prefeitura de Arcos realiza palestra de conscientização sobre medicalização

Objetivo é alertar as comunidades de cada PSF sobre uso indevido de medicamentos

A Prefeitura de Arcos, com apoio da Secretária de Saúde, está desenvolvendo um projeto de conscientização em todos os PSF’s do município. Ao longo do ano serão realizadas palestras e atividades voltadas para o bem estar do cidadão, para que ele se conscientize em relação aos cuidados que deve adotar em seu cotidiano.

 

Neste primeiro mês, o assunto a ser tratado pela equipe de coordenação dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF) é Hanseníase e Medicalização, tema que aborda a automedicação, a não continuidade do uso de medicamentos prescritos e assuntos referentes ao desconhecimento ou mau uso de medicações.

 

 

OBJETIVO

De acordo com o fisioterapeuta do NASF, Carlos Henrique Antônio Giarola, a partir de 2016 a Secretaria de Saúde de Arcos vem propondo aos PSF’s trabalhar dois temas mensais. “Estamos passando em todos os PSF’s para levar informações primordiais sobre cuidados com a saúde para toda a comunidade. A equipe que cuida das palestras coletivas e do trato individual é formada por psicólogos, fisioterapeutas, fonoaudiólogo, educador físico e nutricionista, além dos médicos e enfermeiros de cada unidade”, explicou Carlos Henrique.

 

O fisioterapeuta ainda conta que a primeira palestra do mês, realizada no salão paroquial do Santo Antônio, atingiu as unidades de PSF’s do Santo Antônio, Vila Boa Vista e São Vicente. “Neste mês estamos trazendo um tema específico para falar dos benefícios do uso correto da medicação e o malefício do uso incorreto de remédios. É importante conscientizar a população acerca de um mal que atinge o mundo inteiro, que é a automedicação”, afirmou Carlos Henrique.

 

Cada PSF da cidade irá receber uma palestra por mês, daí a importância da comunidade estar sempre atenta aos dias e horários estipulados pela equipe do NASF. É muito importante participar das palestras, sobretudo para ficar ligado nos cuidados que todos devem adotar na rotina diária.

Mais fotos desta notícia

Tags

Veja também

Portal Arcos

jornalismo@portalarcos.com.br

(37)3405-1476

, 0,

Baixe Aplicativo do Portal Arcos