Centro Oeste / Formiga

Criatividade e boa estrutura garantem navegação no Lago de Furnas

Em Formiga, mesmo com águas abaixo do nível normal, amantes dessa prática encontram formas de manter a atividade

Embarcações atracadas no píer itinerante em Furnastur

            Localizado a 200 quilômetros de Belo Horizonte, o município de Formiga tem 11% de seu território ocupado pelo Lago de Furnas. São 311 quilômetros de orla. Diante desses números, não é de se surpreender que uma vasta gama de atividades esportivas, de lazer e comerciais tenham se desenvolvido às margens de suas águas. Nem mesmo o fato de o lago estar abaixo do nível normal se mostra um empecilho.

            Em 1995, diante das idas e vindas no volume das águas, surgiu uma ideia simples e criativa que garante a navegação no local mesmo em tempos de seca. Trata-se de um píer flutuante e itinerante, inaugurado até com a presença de secretário de Estado. E a iniciativa não veio do governo. Partiu da criatividade dos próprios frequentadores e moradores do local, por meio da direção do Clube Furnastur.

O píer é itinerante graças a um sistema que dispensa o uso de poitas (objeto pesado que faz as vezes de âncora). Foram instaladas “estacas” removíveis dentro de “camisas” (canos) que tornam fácil a sua remoção e o seu transporte. Com isso, em épocas de seca, pode haver o deslocamento do píer de acordo com o nível do lago. Inovadora na época, a ideia já foi copiada em outros locais, como em marinas da região e até outras cidades.

O píer já nasceu ao lado de uma marina equipada com centenas de vagas, com posto de combustível, trator para deslocamento de embarcações, enfim, com toda a estrutura necessária. No próprio píer, o navegante conta com água potável e energia elétrica. Com o tempo, mais duas marinas sugiram na região e a capacidade de embarcações atracadas passou de 12 para mais de 300.

 

Farol e segurança

 

Mesmo com o lago em baixa, boias providenciadas pelas próprias marinas locais (são três) garantem a segurança da navegação. Um detalhe curioso no local é a presença de um farol de 21 metros de altura em pleno funcionamento. Mais um recurso para o navegante, inaugurado em 1997 e mantido por particulares.

O farol foi construído pelo empresário Pedro Gustavo de Andrade, nos mesmos moldes dos existentes no litoral, e está localizado em um ponto estratégico. Trata-se da parte do lago mais difícil de navegar, entre os municípios de Cristais, Boa Esperança e Formiga.  Daquela região, é possível avistar a famosa Serra da Boa Esperança.

Com toda essa estrutura, a navegação se torna possível dia e noite, mesmo com o lago abaixo de seu nível normal. A região de Furnastur fica a apenas 1h20 de navegação de Escarpas do Lago, em Capitólio.

 

De olho no futuro

 

A importância do lago para a economia da região é reconhecida pela Prefeitura de Formiga. A proposta é investir cada vez mais nesse atrativo como fonte de renda e lazer.

O coordenador de políticas de turismo, João de Assis, ressalta o apoio crescente do poder público à região. “Não temos dúvida do potencial do lago. Para a navegação especificamente, é um local que pode ser mais explorado. Nas capitais e grandes centros, poucos sabem de toda essa estrutura a apenas 200 quilômetros de Belo Horizonte. Mesmo as marinas localizadas em condomínios estão disponíveis para todas as pessoas. Além disso, sabemos que o mercado náutico é o maior instrumento para atração de divisas nesse segmento”, comentou.

O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Jorge Zaidam, é outro entusiasta do Lago de Furnas como atrativo turístico e propulsor da economia. “Formiga precisa explorar mais esse potencial, especialmente no setor náutico. E é nesse sentido que estamos trabalhando”, ressaltou.

É projeto da Prefeitura de Formiga construir uma espécie de porto de recreio no local, em área pública e aberta, às margens do lago. O espaço contaria com marina e um pequeno shopping.

 

Hospedagem

 

            Opções de hospedagem também não faltam no local. Além de clubes com chalés (Clube Náutico Formiguense e Furnas Náutico Clube), há o Furnas Park Resort e, para quem preferir, não faltam casas para locação. Mais informações podem ser obtidas no site www.furnastur.com.br.

Mais fotos desta notícia

Tags

Veja também

Portal Arcos

jornalismo@portalarcos.com.br

(37)3405-1476

, 0,

Baixe Aplicativo do Portal Arcos