Centro Oeste / Piumhi

Secretaria de Saúde de Piumhí cria grupos temáticos dentro dos PSF´s

A secretaria municipal de Saúde por meio do Programa Saúde da Família (PSF) recentemente vem implantando diversas ações do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), fazendo com que dessa forma, a população possa contar com serviços e atendimentos de profissionais de várias especialidades, como ginecologista, psicólogo clínico, pediatra, nutricionista, assistente social, fisioterapeuta, educador físico e farmacêutico.

A coordenadora do NASF Marisa Ferreira, explicou que, como as práticas grupais constituem importante recurso no cuidado aos usuários da Atenção Primária, os profissionais desse núcleo implantaram diversos grupos onde é possível trabalhar de forma integrada com os profissionais dos PSFs.
Para isso foram criados vários grupos temáticos dentro das Unidades de Saúde do município que atendem desde crianças de zero a um ano de idade até pessoas da Melhor Idade. Cada um tem sua especialidade. Os grupos de crianças têm como objetivo o acompanhamento do crescimento e o desenvolvimento das mesmas; os grupos de gestantes visam orientar sobre os cuidados pré-natais e maternos durante a gestação e após a gestação. Existem também os grupos de Diabéticos e Hipertensos que têm como meta a promoção de saúde, do autocuidado, e o estimulo a adesão ao tratamento e adoção de hábitos saudáveis de vida. Já os grupos de Atividade Física promovem a manutenção do bem-estar físico e mental, onde são realizadas atividades duas vezes por semana em todos os PSFs. Os grupos Medida Certa estabelecem a reeducação alimentar, o emagrecimento e a promoção da saúde dos usuários, e por fim, o grupo de doenças crônicas osteomusculares que têm o objetivo de manter a saúde funcional do usuário crô!
 nico e orientar os usuários quanto ao autocuidado necessário para manutenção do estado de saúde e alívio dos sintomas.

RODAS DE CONVERSA

Dentre as ações desenvolvidas dentro do programa, a coordenadora destacou também as “Rodas de Conversa” que acontecerá nos grupos de Doenças Crônicas Osteomusculares, espaço este específico para os usuários esclarecerem suas dúvidas em relação às doenças com o próprio secretário de Saúde Paulo César Vaz e outros convidados.
O lançamento da “Roda de Conversa” aconteceu na semana passada no Centro de Convivência da Melhor Idade com a presença do secretário de Saúde que falou sobre o tema “Diabetes”. As atividades terão continuidade semanalmente nas unidades dos PSFs, Academia de Saúde e no próprio Centro de Convivência.

Marisa informou que o grupo de Doenças Crônicas recebe também orientações dos fisioterapeutas e ainda aprende os exercícios para alívio da dor, melhora da flexibilidade propiciando momentos de interação e socialização. “Os pacientes também podem fazer auriculoterapia, que tem sido amplamente utilizada na assistência à saúde, nos aspectos preventivos e curativos, principalmente nos distúrbios que incluem problemas musculoesque-léticos”, destacou.
Ainda de acordo com ela, os grupos são uma ferramenta importante e eficaz com foco na prevenção e promoção da saúde onde toda população é convidada a participar. Para mais esclarecimentos e informações, basta procurar o PSF em que é cadastrado para saber as datas e horários dos grupos.

O NASF

Piumhi possui 10 equipes de Saúde da Família implantadas com 100% de cobertura, duas equipes de NASF tipo 1, sendo  a primeira implantada em 2011, e a segunda equipe implantada em 2013 e implementadas em 2015. Os Núcleos de Apoio à Saúde da Família foram criados em 2008 pelo Ministério da Saúde, o serviço consolida ações voltadas à atenção básica, com equipes multiprofissionais que desenvolvem trabalhos de forma integrada com as equipes dos PSFs no município.

Tags

Veja também

Portal Arcos

jornalismo@portalarcos.com.br

(37)3405-1476

, 0,

Baixe Aplicativo do Portal Arcos